quarta-feira, 1 de julho de 2020

CIÊNCIAS - 1ª QUINZENA DE JULHO


1_ LEIA O TEXTO ABAIXO COM ATENÇÃO. GUARDE ESTE TEXTO, QUANDO VOLTARMOS VAMOS ESTUDÁ-LOS.

SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema respiratório é o sistema do corpo responsável por garantir a captação do oxigênio presente no ar e a eliminação do gás carbônico do nosso corpo. O oxigênio captado pelo nosso sistema respiratório é levado para todas as nossas células e usado na fabricação de energia (respiração celular). No processo de fabricação de energia, é produzido gás carbônico, que depois é eliminado para fora do corpo também pelo sistema respiratório. Vale deixar claro que, além de participar da respiração, esse sistema possui estruturas que garantem a produção dos sons e a percepção dos odores.
O caminho do ar no nosso corpo
A seguir apresentaremos o trajeto percorrido pelo ar desde sua entrada pelas narinas até chegar aos nossos pulmões:
Cavidades nasais: O ar entra no nosso corpo por meio das narinas (aberturas no nosso nariz) e seguem para as cavidades nasais. Os pelos e o muco presentes nessas cavidades ajudam a filtrar o ar, retirando impurezas, como poeira e micro-organismos. O muco ajuda também a umedecer o ar que inspiramos. Nessa cavidade, além de o ar ser filtrado e umidificado, ele é aquecido, graças à grande quantidade de vasos sanguíneos no local, que permitem que o calor do sangue o aqueça.
Faringe: Após sair da cavidade nasal, o ar segue para a faringe. Esse órgão faz parte tanto do sistema digestório quanto do respiratório. É por essa razão que conseguimos respirar também pela boca, pois os dois sistemas estão interligados.
Agora que você já entendeu a importância de se respirar pelo nariz, consegue responder por que não devemos respirar pela boca? A resposta é bastante simples! Na boca, o ar não é eficientemente aquecido, umidificado e filtrado, como ocorre no nariz.
Laringe: Após passar pela faringe, o ar segue em direção à laringe. Nesse local estão presentes as pregas vocais, que vibram com a passagem do ar e garantem a produção de sons. Vale destacar que na laringe existe ainda uma estrutura denominada de epiglote. Quando um alimento é engolido, a epiglote impede a passagem do alimento para a traqueia, garantindo que ele siga em direção ao esôfago.
Traqueia: A laringe termina na traqueia, um tubo que é formado por anéis de cartilagem. Esses anéis são importantes, pois evitam o seu fechamento, o que poderia impedir a passagem de ar.
Brônquios: A traqueia se divide em dois brônquios, os quais penetram os pulmões.
Bronquíolos: Os bronquíolos são ramificações dos brônquios.
Nos alvéolos pulmonares,  ocorre a hematose, processo que leva o oxigênio aos tecidos do corpo.

Alvéolos pulmonares: Na extremidade de cada bronquíolo, temos os alvéolos pulmonares, que são pequenos sacos rodeados por vários capilares sanguíneos. É nos capilares que o oxigênio do ar passa para o sangue e que o gás carbônico presente no sangue passa para o interior dos alvéolos, um processo denominado de hematose. O gás carbônico faz o caminho contrário ao que descrevemos, sendo expulso do corpo no processo de expiração.

Movimentos respiratórios
Existem dois tipos de movimentos respiratórios: a inspiração e a expiração.

Os movimentos respiratórios garantem a entrada e a saída de ar dos pulmões. Na inspiração, o ar entra em nossos pulmões; na expiração, sai.
Na inspiração, o diafragma (músculo encontrado logo abaixo dos pulmões) e os músculos intercostais (músculos localizados entre as costelas) contraem-se. O diafragma provoca o alongamento da cavidade torácica e os músculos intercostais promovem o levantamento das costelas. Essas ações levam a um aumento da caixa torácica e à diminuição da pressão no interior dos pulmões, fazendo com que o ar seja inspirado. Já na expiração, os músculos intercostais e o diafragma relaxam-se, provocando uma redução do volume da caixa torácica e aumentando a pressão no interior dos pulmões. Para saber mais, leia: movimentos respiratórios.

2_ ELABORE 3 QUESTÕES COM RESPOSTAS SOBRE O TEXTO ESTUDADO;

3_ Leitura pag. 66 e 67. Responder questionário do livro didático páginas 67 a 69.

4_  PESQUISAR E COPIAR NO CADERNO SISTEMA CIRCULATÓRIO (FUNÇÃO E ORGÃOS);

5_ Assistir vídeos que expliquem sobre o sistema circulatório. Vídeos: 

https://www.youtube.com/watch?v=j5L5oGsWaxA, 
https://www.youtube.com/watch?v=cKEtAmgxFEY e

6_ GRAVAR UM VÍDEO OU ÁUDIO RELATANDO SOBRE OS VÍDEOS ASSISTIDOS;


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